« Maio 2016 »
Maio
SeTeQuQuSeSaDo
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031
 

Vistos para estrangeiros

Características do visto

O visto é o documento concedido pelas representações diplomáticas e consulares do Brasil no exterior que possibilita o ingresso e a estada de estrangeiros no Território Nacional, desde que satisfeitas as condições previstas na legislação vigente.

O visto configura mera expectativa de direito e não garante a entrada do estrangeiro em território nacional. Seu ingresso poderá ser impedido e a estada em território nacional poderá ser reduzida quando for conveniente ao interesse nacional, pois a concessão de visto é ato do poder discricionário do Estado brasileiro.

O Itamaraty é o órgão do Governo brasileiro responsável pela concessão de vistos, o que ocorre por meio das Embaixadas, Consulados-Gerais, Consulados e Vice-Consulados do Brasil no exterior.

 

Tipos de visto

Os vistos são classificados em função da natureza da viagem e da estada do estrangeiro no Brasil, e não em função do passaporte apresentado. São eles:

a) Visto Diplomático – VIDIP 
b) Visto Oficial - VISOF 
c) Visto de Cortesia - VICOR 
d) Visto de Turista - VITUR 
e) Visto de Trânsito - VITRA 
f) Vistos Temporários - VITEM 
g) Vistos Permanentes - VIPER 
h) Visto de Residência Temporária – VRT 

 

Solicitação de visto

Para solicitar o visto, o estrangeiro deverá apresentar Formulário de Pedido de Visto devidamente preenchido, documento de viagem válido, comprovante de pagamento dos emolumentos consulares, Certificado Internacional de Imunização, quando necessário, e demais documentos específicos para o tipo de visto solicitado.

A solicitação de visto para menor de 18 anos deverá ser acompanhada de autorização de viagem por escrito de ambos os pais, responsáveis legais ou autoridade judicial competente.

 

Perguntas Frequentes sobre vistos

 

Ações do documento